Assine nossa Newsletter

Oferecemos atualização mensal sobre Direito, Cidadania & Educação

Veja aqui a última edição!


Quanto tempo demora para um processo ser distribuído nas varas, depois que dermos entrada, e chegar até o juiz? (M. G. – s/Cidade / s/UF)

14 de setembro de 2013 0:02
postado por Administrador ELD
Imprimir
Procon-RJ

A distribuição de um processo, por meio da entrega da petição inicial no órgão encarregado de fazer a distribuição, é concomitante ao protocolo da mesma, ao menos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ou seja, no ato em que é protocolada a petição inicial, já é feito o sorteio da vara a que se destinará, e ali mesmo já resta indicada a vara, que pode ser verificada na autenticação mecânica aposta na lateral direita da petição distribuída.

O prazo para que essa petição chegue à vara será de aproximadamente dois dias a uma semana, dependendo do local onde foi protocolada.

Já o tempo em que a petição será levada à análise do juiz da vara dependerá das características específicas de cada serventia. 

Porém, é atribuição do bom advogado ser mais diligente em se tratando de causas ou momentos processuais que requeiram maior celeridade de tramitação. Por isso, seu advogado pode (e deve, dependendo da situação) atuar junto ao cartório onde se encontra o processo para que este chegue mais rápido as mãos do magistrado, ou ainda, dependendo da urgência, pode o próprio advogado pedir para despachar junto ao magistrado, quando poderá expor os motivos de sua urgência e requerer a pronta apreciação. De certo que, se o motivo for justo e se tratar de um bom direito, não faltará boa vontade do cartório e menos ainda do magistrado. 

A senhora pode (e deve) acompanhar a movimentação de seu processo pela internet, no TJRJ, a consulta por ser feita pelos links abaixo:

O TJRJ oferece ainda a possiblidade de recebimento gratuito dos andamentos processuais por email (Push Processo). Cadastre-se aqui. Sempre que um dos processos indicados tiver uma movimentação, um e-mail será enviado com as informações pertinentes. É possível ainda ligar para o Fórum Central e pedir que seja lido o andamento pertinente de um processo, pelo telefone (21) 3133-2000 (há limite de processos por chamada).

E há ainda o acompanhamento do Processo Eletrônico, quando a for o caso. No TJRJ é necessário fazer um cadastro para isso, este link apresenta o procedimento.

Em caso de dúvidas a senhora deve consultar seu advogado e pedir toda explicação que achar necessário.

Lembre-se, seu advogado é seu representante, o trabalho é dele, mas o direito em análise é seu.

Outras respostas que podem interessar:




Comments are closed.